Como lavar frutas e verduras corretamente

lavar frutas e verduras

Para lavar frutas e verduras corretamente, diminuindo a quantidade de agrotóxicos e de micro-organismos, siga os seguintes passos:

Não erre: aprenda a lavar frutas e verduras

1- Lavar frutas e verduras em água corrente e detergente neutro, utilizando uma bucha ou escovinha para retirar a sujeira visível a olho nu;

2 – Depois de lavar, deixe as frutas e verduras de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de água sanitária ou de hipoclorito de sódio durante 15 minutos;

3 – Após esse tempo você deve lavar frutas e verduras em água potável e com um produto biodegradável não tóxico para retirar o excesso de água sanitária ou hipoclorito.

Esqueça o vinagre

O uso de produtos como alvejantes e tira-manchas é totalmente desaconselhado para lavar frutas e verduras, e o uso de vinagre também porque ele não consegue eliminar algumas bactérias nocivas à saúde.

Consumir alimentos crus que não sejam devidamente lavados pode ser perigoso para a saúde devido à quantidade de micro-organismos nocivos e agrotóxicos, por isso, lavar as frutas e verduras corretamente diminui muito as chances de contaminação por estas substâncias.

IMPORTANTE: o cuidado com a higiene começa na hora de escolher os alimentos. Você deve selecionar as melhores frutas e verduras não só por causa da aparência ou durabilidade. Os itens “machucados”, cortados ou amassados têm maior probabilidade de estarem contaminados internamente por micro-organismos e agrotóxicos. Nesses casos, ficará muito difícil lavar frutas e verduras de forma a higienizá-las por completo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *